Helen Jung's profile

A cartolina do domingo a noite

Era 21h de um domingo qualquer, programa Fantástico rolando na TV e você, do nada, lembrou-se que precisava levar cartolina azul no dia seguinte, às 7h15, para a atividade da primeira aula, valendo nota. rsrs. Você já viveu essa situação quando criança? Era, no mínimo, uma ocasião desesperadora tanto para os pais, quanto para você, afinal, onde aquela altura da noite encontrariam uma papelaria aberta para comprar o material? Difícil.
No mundo corporativo dentro das empresas, às vezes, essas situações acontecem também. Faltam insumos, materiais, programação e dados por falta de comunicação. O esquecimento, o achar que uma informação não é importante, podem causar transtornos para uma cadeia de andamento inteira, fora o prejuízo de tempo e dinheiro.

Quanto mais os processos entre setores conversarem entre si, mais haverá uma harmonia e certeza de que os planejamentos vão se realizar. E aqui trago um exemplo disso: atuei no marketing da Laticínios Tirol e aprendi que lá existia uma comunicação do início ao fim. Início: quando o leite era coletado nas propriedades. Final: o consumidor passando a caixinha de leite no caixa de supermercado, para comprá-la. No meio tinha a chegada do leite à fábrica, todo processamento do mesmo, o envase, o fechamento da embalagem para chegar ao pallet, o carregamento, a logística, a entrega das mercadorias nos pontos de vendas, etc.

Em paralelo a isso, comunicando-se com a fábrica diariamente estava o setor de compras para saber quantas embalagens de X produtos precisaria-se ter em estoque para atender ao pedido que o time comercial já tinha inclusive vendido. Ou seja, por haver a comunicação de que tantos litros de leite foram vendidos, a produção já estava calibrada. É uma orquestra, que as notas mais altas precisam combinar com os tons mais graves.
A ausência de informação cria uma lacuna grande entre um setor e outro e isso impacta diretamente na entrega dos serviços/produtos no prazo correto e com a qualidade adequada. Também impacta na satisfação do cliente. E muito se vê em empresas, grandes ou pequenas, a negligência em comunicar as informações - sejam elas grandes ou pequenas também.

Há métodos que facilitam o dia a dia para que haja uma comunicação de trabalho que ajude a todos. Desde reuniões matinais curtas, para alinhamento de trabalhos, o que falta, o que foi feito, o que virá pela frente e os erros que precisam de correção. Plataformas online para alimentar com o status da demanda também facilitam para todos. Com telefone, whatsapp e o colega ao lado, o que não dá é deixar para depois o que pode ser comunicado agora.

Eu sei, os dias estão mais corridos e as informações parecem que se perdem no meio da corrida, mas na linha de chegada o importante mesmo é estar com todas as informações necessárias para os processos andarem normalmente.

Comunicar pela metade/errado ou deixar passar as informações é como aquela brincadeira infantil, o telefone sem fio. A frase inicial era: O rato correu pela sala inteira até sair pela lavanderia. A frase final chegava: O rato morreu e a salada inteira tinha cheiro de lavanda. É, parece que não, mas a falta de comunicação efetiva causa esses grandes ruídos de comunicação.

Querido leitor e leitora, não esqueça de informar que precisa de cartolina azul. Com antecedência.
A cartolina do domingo a noite
Published:

Owner

A cartolina do domingo a noite

Published:

Creative Fields